Há algum tempo, tenho incluído na minha dieta diária algumas farinhas 'especiais'. Sempre ouvi falar que determinados tipos de farinha são muito saudáveis e contribuem para manter a saúde em dia. Então resolvi fazer uma pesquisa para conhecer mais e decidir qual é a mais ideal, ou seja, a que vai me proporcionar o benefício que desejo.
Quero compartilhar com vocês um resumo que fiz sobre as farinhas.
Está em dúvida se consome ou não, e qual consumir? Então dá uma olhadinha:
- Berinjela: Proporciona sensação de saciedade, melhora o trânsito intestinal, contribui para o funcionamento dos rins. Diminui a absorção de gordura e colesterol ruim.
- Linhaça: (Essa eu amoooooo). Contém ômega 3 (nutriente chique que está na moda, kkkk), auxilia no controle do colesterol, ajuda para quem quer perder peso.
- Banana -verde: Tem ação emagrecedora (uhull), ajuda a prevenir doenças inflamatórias no intestino, favorece a eliminação do bolo fecal.
- Quinoa: É um alimento super completo. Ajuda a controlar a glicemia e o colesterol.
- Soja: Bom para as mulheres que estão passando pela fase da menopausa, pois contém isoflavonas que auxiliam na regulagem dos hormônios. Assim, aqueles efeitos indesejáveis podem ser amenizados.
- Maçã: Ajuda a reduzir o colesterol no sangue (pois contém pectina), além de favorecer o funcionamento do estômago.
- Uva: Previne doenças do coração e melhora a circulação sanguínea.
- Chia: Também amo essa farinha e você já vai entender o porquê! Rica em ferro, cálcio e ômega 3 (+ do que a linhaça), acelera o metabolismo e também melhora o humor (uhull, que bom ficar alegrinha, alegrinha, mesmo sem motivos! :), por isso que eu gosto!)
- Feijão-branco: Se você quer diminuir a absorção de carboidratos consumidos aposte nesta farinha.
- Maracujá: Olha que mágico: produz a niacina (vitamina B3) que contribui para melhorar os sintomas da ansiedade, pois atua na produção de hormônios. Sendo assim, ajuda a equilibrar o humor.
Eu vejo muitos benefícios em adicionar farinha na dieta. Elas são ricas em fibras. Isso faz aumentar a sensação de saciedade e diminui a absorção de gordura pelo organismo. O bem que faz é incalculável! E cá pra nós: consumir farinha de chia, por exemplo, me faz sentir que tenho uma 'kara de Rica' hahahaha.
Ah, mas também não exagero, pois até água em excesso faz mal! Costumo consumir algo em torno de 2 colheres de sopa não cheias por dia. E já sinto os benefícios!
Geralmente misturo no iogurte, na vitamina, numa fruta (com uma bananinha amassada é mara) e dependendo da farinha salpico por cima da comida! Ah, e também bebo bastante água ao longo do dia para diluir a farinha e não deixar meu organismo entupido não é? rsrsrs
Atualmente, estou utilizando um produto chamado 'farinha seca barriga' (bonito o nome não é mesmo? kkkk ) que é um mix de diversos tipos de farinhas. Mais pra frente farei um post para mostrar esse produto.
E então? Já decidiu qual é a sua preferida?
Espero que tenham gostado!
Um beijo,
Até a próxima!
Créditos informações nutricionais das farinhas: Malu/Ano 14, N. 543, p.38
Adoreiii o post!!! Estava procurando sobre farinhas por conta da diabetes do meu pai!!! Vou fazer o teste e comprar de Quinoa, quem sabe neah?!!!
ResponderExcluirDo Bem | http://dobem8.blogspot.com.br
Bjoss!!!
Oi Nay!
ExcluirA farinha de quinoa é uma ótima opção!É um alimento de alto valor biológico, muito completo mesmo. Possui todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita e ainda é fonte de cálcio, ferro e ômega 3 e 6.
Vida saudável é tudo de bom!
Bjosss!